terça-feira, 15 de setembro de 2009

Tão chato que é o tio...

Mais uma carta ao Joãozinho

Olá querido sobrinho. Já vai tempo de deixar o querido não é? Já não és bébé, eu sei. Mas o tio gosta assim, deixas não deixas? Eu sei que sim, nós entendemo-nos bem. Na verdade é com quem melhor me entendo puto. É contigo. Desculpas-me sempre as ausências, as faltas de tempo, os presentes que não te dou, as vezes que não jogo monopólio. Eu acho-te perfeito, como sabes. Lindo, olhar terno e traquina, inteligente e perspicaz e, sobretudo, és vida. Todas as crianças o são, eu sei. Mas tu és mais. Pronto. Sabes João, o tio está cansado. Extenuado mesmo. Vêm bem longe os teus 37 anos, mas vou deixando uns conselhos para que, ao chegares aqui, não te sintas assim. E para que isso aconteça, tens que ter sempre a coragem de resistir. Resistir ao instinto primário, ao primeiro gesto inadvertido, aos amores fortuitos. Que terás, e avaliar pelo número de namoradas que tens, terás muitos. Coragem de resistir á entrega sem rede. Guarda numa gavetinha algum amor. Tens que o guardar, porque de cada vez que o entregas todo, ele já não volta. Demora. E esse tempo, entre um amor dado e perdido é uma eternidade. Os minutos parecem horas, as horas parecem dias. Por isso, protege-te. Dar é muito bom. Mas habitua o teu coração a querer receber. Porque é triste um coração que não recebe. O tio é chato eu sei. Mas é para teu bem. Boa noite, dá um beijinho ao mano e um abraço forte aos papás. Os melhores papás do mundo. E um último conselho (por hoje claro), olha bem para os papás ao longo da tua vida. É isso o amor.

9 comentários:

sofia disse...

Adorava conhecer esses papás. E o Joãzinho claro:-) beijinho

continuando assim... disse...

que bom será ter um tio assim...

gostei :)

bj
teresa

Unknown disse...

No lar Dona Rainha, onde trabalho, num dos quartos dos meninos, existem várias frases escritas numa parede. Há uma que diz assim: "hoje estivemos no parque como todos os dias. Mas hoje foi melhor, o Luis também foi. Cantámos, corremos e jogámos á bola. Foi um dia bom, mas o Luis estava triste. Para a semana brincamos mais." escrita por uma menina de 7 anos...que ainda hoje sente a falta deste menino triste. Um beijinho de quem tem saudades. É meu e deles. Luis a Cátia pediu este endereço, agora prepara-te:-)

Unknown disse...

Conheço-te vai fazer quase 20 anos Luis. Apesar da delicia que é ler-te sobre teus sobrinhos e familia, detestei o texto. Detesto saber que é um coracao triste o teu. Porque há muitos anos eras exactamente o oposto. Vejo que o tempo fez isso. O tempo e as pessoas, desculpa dizer isto, mas tenho uma memória de elefante, que se lembra de um outro Luis. É mesmo tempo de mudar, e libertar esse coraçao a tempo de receber. Desculpa o desabafo longo, mas detestei duas frases...um beijo

Unknown disse...

Felizmente já conheci este sobrinho lindo há uns anos atrás. É lindo sim, sai ao tio:-)
quanto ao coração que não recebe, enfim...pouco mais a dizer. beijo

Unknown disse...

Olá Luis!!!!!!
Pois aqui estou eu. Antes de mais apresento-me. Sou a Cátia (catuxinha para os amigos...), tenho 19 anos, feitos há pouco tempo, e sou amiga do "Tio" Luis há dois anos:-)...eu e os meus três manos!!!
É verdade, aquela frase está lá escrita na parede, mas não é só aquela, há muitas eheheheeh...é um amigo que faz muita falta por lá, mas que tem a vida dele né?:-)vamos falando de vez em quando, eu sei que falas com a Ana e com a Dra. Fernanda quase todas as semanas, mas eles querem é ver-te Luis. Têm (temos) todos muitas saudades, como bem sabes né?
Bom, já me apresentei, e deixo só um comentarinho final. Daqui a duas semanas começo a realizar o meu sonho de criança - o curso de Dança do Conservatório. Devo isso a muita gente que me apoiou desde sempre, desde pequena, devo a uma mãe querida que já não tenho, e devo também ao meu amigo Luis. Que muito discretamente e com o apoio e conselhos certos me ajudou muito em 2007. Mas tu sabes isso né? eheheh. Deixo um beijinho a todos e todas, vou regressando sempre que possa, porque adoro ler e ouvir gente de bem.

P.s. Luis, deixo aqui alguns beijinhos e abraços (dos que me lembro): Joana, Anita, Sheila, Martim, Gustavinho, Lourenço, Patricia, Zé, Luis, Lucas, Joana, Marcela, Liliana, Ricardo, Pintainho, Luana, Ritinha, Su, Laura. Da dona Mirita também e de todos:-)

Unknown disse...

Sim tio delicioso este:-)
kiss

Unknown disse...

É muito triste sim Renata. Mas é uma escolha não é?

Ana Pinto

Unknown disse...

Joãozinho, conta um segredo á titia Joana: qual a menina de quem o titio fala mais?? Hummm??? É a titia Jo não é?

bjs