sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Gestos

A percepção outra vez. Engana-nos muito a percepção. Fiamo-nos no instinto, dizemos. Achamos que adivinhamos. Acontece que, ao que sei, a percepção aloja-se no cérebro no mesmo local da emoção. E é por isso que ela nos engana. Faz-nos negar a evidência. Faz-nos acreditar no contrário do real. Faz-nos imaginar o inimaginável. Julgar possível o que é, de todo, impossível. Quando confrontado com decisões criticas na minha vida (sejam pessoais ou profissionais) lá ponho a percepção a funcionar. Não quero defraudar, magoar, afectar ou transformar-me num intruso. Porque o faço muito facilmente. Levado pela emoção, vou por ali dentro e...estrago. Ora é por isso mesmo que, seguindo aliás conselhos já aqui escritos, cada vez mais me tento gerir pelos gestos. Saber interpretar os gestos é uma vantagem na tomada de decisões. O que está antes e provoca aquele gesto? Leva tempo a pensar. Mas bem pensado, facilmente concluo. Foi o caso de ontem. Um gesto tão simples valeu por todas as palavras do mundo. Mas ainda bem, porque de palavras...está o mundo cheio.

5 comentários:

Unknown disse...

quem é que teve um gesto mau com o meu menino???? hummmm?? quem???

l disse...

Joana, quem disse que foi mau. Nada disso, bem esclarecedor.
bjs

Unknown disse...

Hummm...e esclarecedor de quê Luis? Esclarecedor é bom?
bjs

Unknown disse...

Sorte my friend:-)!!!

sofia disse...

Cada dia que passa o teu coracao me surpreende mais e mais. Hoje é outro. Beijo