terça-feira, 27 de janeiro de 2009

As pessoas boas ou más, e a vantagem de ser um copião

As pessoas. Ser bom ou ser mau. É um dilema com o qual aprendemos a viver desde pequenos. Ainda na escola temos que decidir entre ser o colega amigo que ajuda os outros passando-lhes as respostas (eu beneficiei de vários amiguinhos deste confesso), ou sermos o gajo que quer ser o melhor da turma para os papás brilharem nas reuniões de encarregados de educação. Nunca gostei dos segundos. Em primeiro lugar, porque não me ajudavam nos testes de Métodos Quantitativos. Em segundo, porque eles não gostavam de mim (eu, o copião). No trabalho encontramos de novo o mesmo filme. Os que chegam mais cedo que todos, e são os últimos s sair. E os outros (onde lá estou novamente), que fazem os horários normais, mas trabalham. Há anos que sinto que trabalho menos horas, para aqueles que nada fazem em mais horas (estes, os que não me deixavam copiar). Na vida o mesmo. Tenho encontrado gente boa e gente menos boa. Na presunção que me encontro do lado dos bons, sou sempre comido pelos maus. Enganam-me, desiludem-me, mentem-me. Mas enfim, um dia, sempre a tempo, lá os percebo. E percebo como? Eu que sempre fui o copião? Por isso mesmo. Para mim eles nem olhavam. Enquanto eu, na minha expectativa que um dia me deixassem dar uma piscadelazita nos testes, não parava de olhar para eles. Aprendi então a observá-los, conhecê-los, topá-los. Vantagem de copião. Enquanto eles decoravam as raízes quadradas, as semióticas da imagem ou o paradigma da indossincracia (não sei como se escreve, afinal sou um copião), a única coisa que eu fazia era olhá-los. Sei olhar. Ouvir. Sentir. E isso, é o melhor que um copião pode ter. Tudo isto porque me cruzei há pouco tempo com mais uma dessas pessoas. Como os espertos de então (aqueles que não me deixavam copiar, perdoem-me a repetição), ao principio ignorou, a meio encantou, e no fim, como sempre...desiludiu. Triste vida de quem não é copião...

2 comentários:

Anónimo disse...

Pronto...estava-se mesmo a ver...
Kisses

Anónimo disse...

Custa-me a crer que tenhas sido um copião:-) mesmo assim, um beijinho grande e deixa lá isso...:-)